Bonner e Clayde - A noite em que o núcleo de dramaturgia da Globo tomou o lugar do jornalismo no JN




"William Bonner e Fatima Bernardes facilitaram para meu candidato, foram mais amenos com ele" admitiu Roberto Jefferson, em seu twitter.

Roteiro previsível. Atuações medíocres.O trololó de sempre. Veja os principais pontos que destaco da "entrevista" de Serra ao JN:

1) Começa com uma aparente dura - devidamente orientados pra passar isenção - que acaba se revelando, claro, numa dobradinha pro candidato dizer que pode mais...

2)A segunda pergunta é patética. Fátima questiona: "Candidato, por que não é bom comparar governos? (leia-se por que não é bom a Dilma falar em FHC, como o Globo noticiou). Serra tira de letra e ainda levou pra metáfora do futebol, formidável!

3) A terceira pergunta, do Bonner, eu tô rindo até agora..Ela fecha a trologia "pancada no PT" de forma muito sutil..."O PSDB errou lá atras ou está errando agora? Serra reponde: "Willian é uma boa pergunta" e inverte o jogo. E no tal erro do PSDB está também o "mensalão petista" , e não os seus problemas graves e conhecidos. E mais, diferente do que fez com Dilma, Bonner aceitou passivamente a exdrúxula resposta do Serra... Um teatro de péssimo gosto.

4)Na sequência uma pergunta sobre o pedágio (calcanhar de aquiles de Serra), e aquilo que parecia ser uma dura, na verdade era um trampolim pro candidato deitar e rolar em cima da conservação das estradas federais...Que beleza!

5) E Serra seguiu mentindo, e mentindo escancaradamente na cara do casal e não foi sequer questionado. Mentiu sobre a criação dos genéricos de autoria de Jamil Haddad. Mentiu sobre o programa da Aids, feito por Adib Jatene. E poderia continuar a mentir como vem mentindo sobre o FAT (Fundo de Amparo ao trabalhador) que nada ali naquela noite o incomodaria..

6) Por fim, se ""esqueceram"" (com todas as aspas possíveis) de perguntar sobre o mensalão do PSDB, do mensalão do DEM, mas do PT não esqueceram não. Perguntaram do PTB, porque é um aliado menor e com o Serra está apenas o Roberto Jefferson. Mas é inadmissível que não tenham falado do escandaloso caso em PSDB de Minas e do mensalão do DEM.

7) Até a interrupção final, por mais incrível que possa parecer, acabou beneficiando José Serra , que tecia comentários sobre sua origem humlide e trajetória dificil, e seria muito dificil um desfecho que não caísse na pieguice ou na falsidade braba mesmo. Com a intervenção de Willian ele consegue dar o recado e ainda passa pelo camararada educado e "coitado" que foi cortado quando falava da família..e no Brasil, teses e teses socilógicas já formam escritas pra mostrar o peso que isso tem., principalmente nas camadas mais populares que dão mais credibilidade ao JN.

ps: Em seguida na Globo News, a continuação da peça de Ali Kamel, mas agora em outro formato, claro..Um Serra bem mais a vontade com Monforte, e sendo elogiado por Cristiana Lobo e Merval Pereira . E no dia seguinte no Globo, não preciso nem digitar mais...

Nenhum comentário: